segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Algumas definições básicas e primordiais!


Não há como não ficar perplexo com a expansão do efeito papagaio e da cultura do Ctrl C & Ctr V.  Com o intuíto de minimiza-los, relacionaremos  alguns conceitos básicos com o único objetivo de fomentar a reflexão do que já foi escrito, falado, divulgado, pregado e confundido até aqui. Chamamos a atenção para a grande variedade  metodológica aplicada à teologia, no entanto vale ressaltar que o universo das religiões de matriz Africana é irrefutavelmente MONOTEÍSTA!

Deus => Apenas UM ( Zambi, Olorum, Olodumare, Mawu, etc...) o criador de todas as coisas. Energia Suprema, incriada e geradora de todas as outras.
Orixá => Potência diversificada da Energia Suprema. Potência de Deus.
Vida => Energia vital ( mineral, vegetal, animal, "humana") presente em toda forma de vida.
Ser Humano => Energia vital realizada (razão), manipulador limitado desta mesma energia.
Eledá => Energia Vital predominante no ser humano desde o momento incial da encarnação até o final do ciclo (morte fisica), Orixá de Cabeça, do Ori.
Bori => Ritual de reencontro, equalização energética entre o Ori e o Orixá. A energia vital predominante do ser humano chega ao seu cume, seu Eledá é conhecido!

Todos estes conceitos e outros ainda serão oportunamente tratados com riqueza de detalhes, mas, fica o convite para uma reflexão e releitura sobre as escritas,  leituras, e outros meios de divulgação da cultura da religião de matriz Africana já realizadas.

Mucuiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário